Mensagem

Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire.

sábado, 30 de março de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA COM TRÊS AULAS.
SEMESTRE:
SÉRIE: 1° e 2° ano com participação de jardim I e II.

DISCIPLINA: Língua portuguesa
PROFESSORA: Maria Aparecida Silva.
UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal do São José.
AULA N°:

DATA: 1° aula: 20/03/13
2° aula: 21/03/13
3° aula: 25/03/13

TEMA/CONHECIMENTO: Vogais/ Atividade de escrita
TEMPO DA AULA: Três vezes por semana com duração de 30 a 40 min

OBJETIVOS
GERAL: Conhecer as vogais.
ESPECÍFICO: Ajudar os alunos do 1° e 2° ano avançarem do nível de escrita silábico alfabético para o nível alfabético.


DESCRIÇÃO DAS AULAS.

·         Contextualizar; Fazer junto com os alunos a leitura do alfabeto ilustrado que se encontra exposto na parede.
Dizer a eles que cinco daquelas letrinhas do alfabeto chamaram de vogais. Fazer o levantamento do conhecimento prévio perguntando se alguém sabe quais são elas. (Por se tratar de uma turma multisseriada espera-se que os alunos do 2° ano já saiba).
Mostrar a eles as vogais confeccionadas em material EVA e ilustrados.
Ex: A de avião. A letra a é confeccionada e colocada sobre um aviãozinho também confeccionado com o mesmo material. Assim é feito com todas as vogais.
Depois de apresentar e fazer a leitura com os alunos, expor o material na parede para futuras consultas.
·         Atividades escritas.
                                                              1° aula
Jardim I e II. Pintar as vogais no alfabeto tendo como banco de dados a atividade que foi exposta na parede.
1° e 2° ano. Completar com as vogais que estão faltando na lista de nome de animais. Intervir pedindo ao aluno que volte e leia a palavra que escreveu apontando com o dedo.
2° aula
J I e II. Pintar as vogais na palavra páscoa. (Atividade impressa, com a palavra páscoa destacada e ilustração do coelhinho para pintar).
1° e 2° ano. Continuação com lista de animais para completar com as vogais.
3° aula

·         Construção de uma lista com nome de animais.
Levar para a sala uma cartolina com linhas e algumas figurinhas de animais.
Mostrar uma figura e perguntar aos alunos qual o nome do animal. Fazer as intervenções cabíveis ao nível de escrita do aluno. Escrever o nome do em letras de forma ao lado da gravura do animal.
Deixar a lista exposta para ser usada quando necessário.
 Depois de terminar com lista de animais farei os mesmo procedimentos com lista de frutas e em seguida com lista de vegetais.
RECURSOS NECESSÁRIOS.
-Alfabeto ilustrado exposto na parede
-Vogais confeccionadas em material EVA.
-Atividade impressa.


                                                                            AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados durante a aula através da participação oral e desempenho durante o desenvolvimento das atividades escrita.



OBSERVAÇÃO(ÕES):
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário